sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Da abóbora ao doce... com prova e tudo!
Mais duas salas que trabalharam em colaboração! A Sala Azul e a Sala 5.
Esta equipa já vem de longe!
Tudo começou por alturas do Dia das Bruxas, em que a Sala Azul deu uma abóbora que tinha a mais aos amigos da Sala 5, para que pudessem preparar a sua carantonha de abóbora. Conversa puxa conversa, resolveram juntar-se para prepararem as suas abóboras em conjunto e foi assim que chegaram ao dia de hoje com esta apresentação!
Se quiser saber mais sobre estas experiências viaje até ao sítio da Sala 5 - Malta 5 - na página da nossa Escola (turmas) e também ao sítio da Sala Azul - a cor azul!
Muitos PARABÉNS a estes amigos! E obrigado pela bolachinha com doce!
Boa higiene e boa alimentação, foi assim a nossa apresentação!
Esta foi a apresentação de duas salas que trabalharam em conjunto: a Sala 2 e a Sala Verde.
Abordaram o tema da higiene pessoal e da alimentação saudável, que apresentaram recorrendo a acetatos com as regras mencionadas e ilustradas e a pequenas acções mimadas para exemplificar:
- comportamentos correctos, como beber água e evitar as bebidas refrigerantes e açucaradas;
- cuidados a ter em conta, como a lavagem dos legumes.
Cantaram-nos canções alusivas ao tema, tendo sido, por tudo isto, uma apresentação muito animada e participada!
PARABÉNS!
Visitar uma queijaria... e contar como foi
A Sala Amarela escolheu este dia em que visitou uma queijaria para conversar e mostrar aos colegas das salas que vieram ser o seu público, como tudo se passou e aquilo que aprenderam e observaram nesta visita.
Assim, pudemos saber as principais fases do fabrico do queijo, os cuidados de higiene que é necessário salvaguardar e tivemos uma visita guiada pelos olhos, palavras e explicações de meninos em idade pré-escolar, que é sempre uma partilha muito rica e cheia de vida!
Um dos grandes valores pedagógicos desta semana de apresentações foi de facto criar oportunidade e meios para que os grupos, independentemente da sua faixa etária, pudessem ter a experiência de contar, explicar, mostrar e ser ouvidos por um público de pares, ou seja, de crianças, de colegas da sua escola!
Todos os nossos grupos de meninos e meninas estão de parabéns, porque estiveram nas duas posições: foram público e foram também protagonistas de apresentações!
Guia da Sala 3 para os Monstros cá da Escola
A Sala 3 trabalhou com imensa imaginação e dedicação!
Leram um livro muito original, chamado Guia Familiar para os Monstros lá de Casa e, a partir dessa leitura, muita coisa aconteceu! Se forem ao sítio da Sala 3, na página da nossa escola, e também ao sítio da biblioteca, ficarão a saber mais sobre como toda a apresentação de hoje já tem uma longa história!
Da imaginação destes amigos nasceram 4 simpáticos monstros (sim, que os monstros podem sê-lo... de simpatia, que é o caso). Estes monstros da escola foram caracterizados, desenhados e apresentados em cartaz, há uns tempitos atrás.
Quando se tratou de preparar uma apresentação para mais gente, como foi o caso desta semana de seminários, a turma trabalhou uma situação dramática para cada um dos monstros e construiu sombras chinesas a partir do trabalho de caracterização e desenho já anteriormente feito!
Só falta mesmo relembrar aqui que estes 4 monstros simpatiquissimos (é necessário voltar a referi-lo) têm uns nomes muito sugestivos: Refeitutus, o monstro do refeitório; Livoririscos, o monstro da biblioteca; Recreimudo, habitante do recreio e Furacorredores, que vive pendurado (quase sempre) nos tectos dos corredores.
Através destes monstros, esta turma também arranjou uma forma muito especial de nos relembrar algumas regras importantes que todos devemos respeitar para que a nossa Escola seja sempre um lugar bom para estar, estudar, aprender e conviver!
PARABÉNS, sala 3! Estiveram maravilhosos!
Apresentação da Sala 6
Mais uma apresentação, desta vez cheia de humor, que esta turma partilhou connosco!
Desta forma aprendemos que um assunto importante, como é este do ambiente no refeitório, e de como todos somos responsáveis por criar uma hora de almoço agradável e tranquila, foi abordado com imensa piada e originalidade por estes amigos da Sala 6!
A brincar podemos reflectir sobre assuntos bem sérios e importantes!
PARABÉNS!
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Sala 4 - Quadras e Parelhas, pois então!
A Sala 4 apresentou aos colegas das turmas que constituíram o seu público, um trabalho muito engraçado, preparado a partir de quadras e parelhas.
O assunto que abordaram foi também relacionado com as temáticas previstas no nosso Plano Anual de Actividades para este 1º período: Higiene em mim, eu, o meu corpo, a minha saúde...
Assim sendo, esta turma partilhou com os colegas regras de higiene, de saber estar, de civismo... de uma forma muito lúdica e apelativa, tendo o público sido convidado a participar, o que aconteceu de forma muito divertida e natural!
Estão de PARABÉNS! Gostámos muito!
"O Sal e a Água" - Conto Tradicional
A Sala 1, em conjunto com a Sala 5 e a Sala Amarela trabalharam a partir do conto tradicional português que dá o título a esta notícia, compilado na versão de Teófilo Braga.
Mas a história da princesa que sabia como o sal, na medida certa, realça o verdadeiro sabor dos alimentos, tendo desta forma expressado o seu amor pelo pai - que, não sendo capaz de compreender o significado desse amor, a expulsou do palácio... foi apenas o ponto de partida de uma viagem que levou todos estes meninos e meninas a aprender muitas coisas novas!
Aprender sobre o sal...
Aprender sobre Teófilo Braga...
Acima de tudo... aprender como é bom fazer as coisas de forma partilhada, dar importância aos saberes de todos e festejar em conjunto as aprendizagens feitas!
Queremos também agradecer a todos os pais que se disponibilizaram para vir ouvir, não só os seus filhos, mas principalmente acompanhar os percursos de aprendizagem que as crianças fazem nas suas turmas, num trabalho diário com os seus professores e educadores!
PARABÉNS às turmas que protagonizaram este seminário! Ficamos à espera de mais!
Será que é mesmo importante lavar as mãos?
Os nossos amigos da Sala 5, composta por alunos do 1º e do 2º ano, escolheu este tema para apresentar aos colegas de outras turmas.
Com a ajuda do retroprojector mostraram e explicaram algumas das principais razões pelas quais é muito importante que nos habituemos a lavar as nossas mãos várias vezes ao dia, pois desta forma estamos a prevenir muitas doenças!
Foram ouvidos com muita atenção pelos colegas que faziam parte do público.
PARABÉNS a todos! Continuem!
Falar de alimentação
A Roda dos Alimentos...
O que é uma alimentação saudável?...
Porque é importante controlar o nosso peso?...
Para que serve medir a nossa altura? Como se faz?
E... se quisermos registar e comparar os valores encontrados para cada um dos meninos e meninas da nossa sala como fazemos?
Um botão - 1 quilograma (do nosso peso)
Construir gráficos e tabelas que as crianças saibam interpretar!
E como foi partilhar todos estes saberes entre meninos do pré-escolar e meninos do 2º ano?
Esta grande aventura foi vivida pelas Salas 1 e Encarnada, que hoje mostraram a amigos e colegas de outras salas tudo o que construiram e aprenderam juntos!
PARABÉNS a todos!
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Semana de apresentações
Chegámos à recta final do 1º período lectivo!
Nesta semana de 10 a 14 de Dezembro, decorrem os seminários, pequenas apresentações que as turmas prepararam para partilharem umas com as outras algumas das aprendizagens feitas nestes meses de actividades escolares.
Quais as principais intenções que nos levaram a organizar esta semana?
1. levar a que os alunos valorizem as suas aprendizagens;
2. promover a partilha e o gosto por trocar saberes com os colegas;
3. estimular o á-vontade por estar e falar em público;
4. estabelecer parcerias efectivas de trabalho entre as turmas do 1º ciclo e as do pré-escolar;
5. proporcionar oportunidade de aprender a ouvir e ser público atento dos colegas;
6. convidar as famílias que queiram assistir e, deste modo, partilhar informalmente estes momentos connosco;
7. celebrar o gosto por saber mais, estudar e investigar sobre um tema!
Nesta semana de 10 a 14 de Dezembro, decorrem os seminários, pequenas apresentações que as turmas prepararam para partilharem umas com as outras algumas das aprendizagens feitas nestes meses de actividades escolares.
Quais as principais intenções que nos levaram a organizar esta semana?
1. levar a que os alunos valorizem as suas aprendizagens;
2. promover a partilha e o gosto por trocar saberes com os colegas;
3. estimular o á-vontade por estar e falar em público;
4. estabelecer parcerias efectivas de trabalho entre as turmas do 1º ciclo e as do pré-escolar;
5. proporcionar oportunidade de aprender a ouvir e ser público atento dos colegas;
6. convidar as famílias que queiram assistir e, deste modo, partilhar informalmente estes momentos connosco;
7. celebrar o gosto por saber mais, estudar e investigar sobre um tema!
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Missão em Timor
As sessões oferecidas por este pai foram acompanhadas com muito interesse pelas turmas.
Para as crianças foi sem dúvida uma oportunidade de perceberem um pouco melhor, pela experiência pessoal deste pai, a realidade de um país muito recente, que luta por se estabilizar e onde as dificuldades são grandes. Aquele Timor distante dos telejornais ficou de repente mais palpável, pelas fotos projectadas e principalmente pelas palavras sobre uma experiência humana muito forte que o pai partilhou com as crianças.
Foi também uma forma dos nossos alunos entenderem na prática em que consiste uma missão humanitária da GNR, em representação de Portugal, e a diversidade de tarefas, responsabilidades e acções que ela implica.
Mais uma vez agradecemos a este pai a sua disponibilidade e a sua vontade de comunicar e partilhar com as crianças a sua experiência. Valeu a pena!
Para as crianças foi sem dúvida uma oportunidade de perceberem um pouco melhor, pela experiência pessoal deste pai, a realidade de um país muito recente, que luta por se estabilizar e onde as dificuldades são grandes. Aquele Timor distante dos telejornais ficou de repente mais palpável, pelas fotos projectadas e principalmente pelas palavras sobre uma experiência humana muito forte que o pai partilhou com as crianças.
Foi também uma forma dos nossos alunos entenderem na prática em que consiste uma missão humanitária da GNR, em representação de Portugal, e a diversidade de tarefas, responsabilidades e acções que ela implica.
Mais uma vez agradecemos a este pai a sua disponibilidade e a sua vontade de comunicar e partilhar com as crianças a sua experiência. Valeu a pena!
Timor veio ter connosco...
Pois é, embora Timor fique do outro lado do mundo, durante a passada semana tivemos a oportunidade de o tornar mais perto.
Como foi?
Um pai veio à Escola oferecer a possibilidade de partilhar com todas as turmas interessadas a sua experiência em Timor!
Meu dito, meu feito! Claro que todas as turmas quiseram assistir e conhecer a surpresa que viria no bolsinho deste pai!
E foi assim que num instante preparámos uma nova actividade de Estabelecimento!
Conversámos com o pai, preparámos as sessões de forma a que pudessem assistir duas turmas de cada vez, e organizámos o respectivo calendário, de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.
Mais uma vez agradecemos a colaboração e participação dos pais e familiares, que resulta sempre numa mais valia de enriquecimento para a nossa comunidade educativa.
A nossa equipa está sempre aberta para agendar e preparar actividades de colaboração com as famílias!
Como foi?
Um pai veio à Escola oferecer a possibilidade de partilhar com todas as turmas interessadas a sua experiência em Timor!
Meu dito, meu feito! Claro que todas as turmas quiseram assistir e conhecer a surpresa que viria no bolsinho deste pai!
E foi assim que num instante preparámos uma nova actividade de Estabelecimento!
Conversámos com o pai, preparámos as sessões de forma a que pudessem assistir duas turmas de cada vez, e organizámos o respectivo calendário, de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.
Mais uma vez agradecemos a colaboração e participação dos pais e familiares, que resulta sempre numa mais valia de enriquecimento para a nossa comunidade educativa.
A nossa equipa está sempre aberta para agendar e preparar actividades de colaboração com as famílias!
domingo, 2 de dezembro de 2007
Magusto ao ar livre!
Da parte da tarde fizemos a festa das castanhas, um belo magusto tradicional, também com a colaboração da Associação de Pais.
Juntámos toda a Escola - aqui sim, de uma vez só - numa ENORME roda, à volta da fogueira!
Cada turma tinha um pregão, ou uma pequena apresentação alusiva a este dia para apresentar!
À volta da roda, cada sala foi mostrando o que tinha preparado!
Acendemos a fogueira...
Assámos as castanhas...
Fomos à bancadinha das mães buscar o cartucho das castanhas e a bebida à nossa escolha...
E lanchámos sentadinhos no chão, a gozar o belo sol de S. Martinho que sempre nos acompanhou!
Subscrever:
Mensagens (Atom)